Como escolher o óleo do seu carro

A tecnologia na fabricação dos automóveis já alcançou níveis elevados de qualidade. Conceitos como conforto interno, dirigibilidade  e estabilidade são algumas questões levadas em consideração pelos fabricantes.

O Volkswagen Fox é um exemplo de carro moderno, pois ele apresenta por fora um belo visual, bem como é dotado com uma série de recursos que o motorista atual exige.

O carro conta com motor 1.6 e ainda vem com o sistema Park Pilot, que auxilia o motorista a estacionar em locais de difícil acesso. Ou seja, é um carro que dialoga com o que há de mais moderno hoje em dia.

Além disso, quando o assunto é tecnologia, esse veículo possui um computador de bordo que informa a distância percorrida, bem como traz dados acerca do consumo de combustível.

É interessante notar também que a tecnologia aplicada a esse veículo valoriza o conforto do motorista. Um exemplo disso é o seu volante multifuncional, que permite ao motorista manter as mãos nele na maior parte do tempo.

Outro exemplo de carro moderno e antenado a detalhes que trazem conforto e dirigibilidade é o Volkswagen Gol, que disponibiliza até mesmo conectividade com smartphones por meio da tecnologia App-Conect.

Além de computador de bordo, esse veículo também conta com uma função que aciona os faróis logo que você trava ou destrava o veículo, facilitando, por exemplo, que você o encontre mais rápido em estacionamentos.

Aliado a esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia do motorista, esse carro é equipado também com motor 1.0 de três cilindros Total Flex. Com isso, ele denota um excelente desempenho e mais economia.

Esses são exemplos de dois carros modernos, arrojados e que oferecem para o motorista uma série de benefícios, tanto na questão do conforto quanto na questão da dirigibilidade.

No entanto, ainda que a tecnologia e o design sejam elementos importantes para assegurar a qualidade e o desempenho de um veículo, é importante também levar em consideração outros detalhes importantes.

Nesse caso, saber qual é o óleo mais adequado para o seu carro adquire uma enorme relevância. Não importa qual é a marca ou modelo do automóvel, o fato é que a escolha correta do óleo  tem muita importância para o bom desempenho dele.

A escolha do óleo correto para o seu veículo

O óleo do carro é um elemento imprescindível para efetuar a limpeza, a lubrificação e a refrigeração do motor, garantindo mais longevidade e segurança para o seu carro. Por isso, saber escolher o óleo certo para o automóvel é muito importante.

Para não errar na escolha do óleo, é válido levar em conta alguns detalhes relevantes que podem fazer toda a diferença. Os detalhes são:

O que diz o manual do automóvel

Nem todos os motoristas dão a devida atenção para o manual do fabricante, porém ele é muito relevante. Sendo assim, optar pelo óleo que recomenda o manual é um passo certo para não cometer equívocos.

A viscosidade

É importante optar por um óleo que possui a viscosidade indicada pelo fabricante do veículo. Caso o óleo seja mais viscoso do que o recomendado, pode ocorrer uma significativa redução de potência e o aumento do consumo de gasolina.

O óleo sintético

Esse é considerado sempre a melhor opção. O óleo sintético é superior em relação ao óleo mineral, pois ele apresenta melhor capacidade para limpar o motor. Além disso, ele apresenta também mais resistência diante de temperaturas mais elevadas.

A marca ideal

Não é indicado completar o nível do óleo utilizando lubrificantes de outras marcas e tipos diferentes daquele que é recomendado pelo fabricante. A distinção entre os produtos podem gerar problemas para o motor.

As diferenças entre os tipos de óleo

Já foi comentado que o ideal é optar pelos óleos sintéticos, pois apresentam uma série de vantagens para o carro, conferindo melhor desempenho e mais qualidade. Porém, é válido conhecer as características de cada tipo. Sendo assim:

 

Óleo lubrificante mineral

Esse tipo de óleo é o mais comum no mercado. Além disso, são produzidos utilizando uma combinação de aditivos e outras substâncias obtidas pelo refino de petróleo. De uma forma geral, são óleos mais baratos e aptos para modelos de automóveis mais antigos.

Por isso, quando se trata de carros usados e de modelos mais velhos, o óleo lubrificante do tipo mineral pode ser uma alternativa viável.

Óleo lubrificante sintético

É um óleo de qualidade superior, sendo muito recomendado para aqueles automóveis que constantemente estão em viagens ou frequentemente enfrentam os engarrafamentos das grandes cidades.

O óleo sintético é caracterizado por apresentar uma série de vantagens. Entre elas estão a sua alta durabilidade, uma satisfatória relação entre custo e benefício e, inclusive, são excelentes para os carros mais modernos.

Óleo lubrificante semissintético

Como o próprio nome já indica, esse é um óleo fabricado com propriedades que trazem algumas características do óleo sintético. Entre as suas vantagens estão o preço mais em conta e também a boa durabilidade.

É verdade que alguns veículos respondem melhor ao óleo semissintético, já que esse tipo de lubrificante tem a tendência de unir as qualidades do mineral e do sintético. Porém, ainda assim, a melhor opção é seguir o que recomenda o manual do carro.

A influência da viscosidade do óleo

Como foi apontado anteriormente, a viscosidade é um ponto que exerce certa influência na hora de escolher o óleo ideal para o seu carro. Sendo assim, um lubrificante comum tem a tendência de se tornar mais viscoso em baixas temperaturas.

Nesse caso, um óleo muito viscoso, ou seja, muito grosso, vai apresentar uma maior dificuldade para lubrificar. Com isso, com o tempo o motor poderá apresentar desempenho reduzido.

Os modelos mais modernos de carro se adaptam aos óleos caracterizados pela sua multiviscosidade, que funcionam bem tanto nas temperaturas mais elevadas quanto nas baixas.

Conclusão

Portanto, se o motor é o coração do seu carro, o óleo correto é o “remédio” que vai fazer com que esse coração consiga funcionar bem por um longo tempo. Por isso, saber escolher o óleo é fundamental.

E não se esqueça de compartilhar esse artigo entre os seus contatos. É importante que os seus amigos conheçam medidas básicas para dirigirem com segurança e com mais qualidade.