Como cuidar da direção hidráulica do seu carro

A  alguns anos atrás direção hidráulica  era considerada um acessório de luxo no automóvel, hoje o sistema se tornou um item muito necessário e visto com maior frequência em praticamente todos os modelos de veículo. A assistência hidráulica deixa a condução do veículo mais fácil e proporciona maior conforto ao motorista na execução de manobras.

Manutenção da direção hidráulica

Por isso a direção hidráulica também necessita de cuidados que garantem o seu bom funcionamento. Todo  motorista precisa  verificar periodicamente o nível do fluído de direção, e caso o nível fique abaixo do recomendado, o sistema de direção irá apresentar falhas no seu desempenho.

Principal causa de defeito na caixa de direção

A maioria dos defeitos na direção hidráulica são causados pelo vazamento do fluído de direção. Quando a caixa fica seca, começa ocorrer o desgaste dos componentes internos por falta de lubrificação. Em alguns casos mais graves, quando acontece o problema de vazamento de óleo, dependendo da deterioração das peças, a caixa deverá ser substituída por uma nova.

Sinais de que a caixa de direção está com problemas

A falta de fluído deixará a direção pesada e barulhenta, por isso é importante verificar seu nível sempre que o carro for submetido a revisão preventiva. Ao contrário dos outros tipos de óleo usados no veículo, o da direção hidráulica não é consumido pelo sistema, tendo a função apenas de lubrificação, portanto em condições normais não deve ter seu nível alterado.

Revisão do sistema de direção hidráulica

troca preventiva do fluido de direção deve ser feita anualmente para evitar problemas futuros, junto a uma verificação sistêmica de vazamentos no veículo como um todo. Caso seu carro tenha menos de 50 mil quilômetros rodados, ou ainda está dentro do período de 2 anos de uso, a troca não será necessária.

Fonte: Dinamicar pneus